85 - 3023.9190 | 3032.1666 | 3032.1667
colegiojeminagois@gmail.com
Manual do Aluno
Área do Aluno

Todo grupo é regidos por normas elaboradas e exercitadas em beneficio do próprio grupo. A escola é um grupo e nela cada aluno deve possuir pleno conhecimento de seus direitos e deveres para que todos possam estabelecer uma convivência saudável, inspirada na cooperação e ajuda mútuas. A efetivação das normas de funcionamento da escola busca, essencialmente, desenvolver no educando, em colaboração com a família, todos os valores inerentes à formação da personalidade, capacitando-o para a compreensão do mundo moderno no consciente exercício da cidadania. 

Sabemos que esses princípios serão alcançados com base na obediência às normas regimentais da Escola e as decisões da Diretoria nelas fundamentadas e no respeito aos colegas, professores e funcionários, em todos os momentos da atividade escolar.

1 - AGENDA ESCOLAR

Meio de comunicação entre a escola e a família. É de uso obrigatório pois nela estarão registrados diariamente o que foi ministrado em sala de aula e as atividades a serem realizadas em casa, bem como também, os comunicados afixados direcionados aos pais, e os conteúdos a serem estudos para as avaliações.

É necessário a assinatura diária dos pais na agenda como comprovação do acompanhamento escolar.

  • A agenda deve permanecer com as mesmas características originais. Caso seja descaracterizada, com páginas faltando, adesivos na capa e contra capa, com rabiscos ou sem capa, o aluno deverá adquirir outra ou organizá-la;
  • Levar para o colégio diariamente para que toda e qualquer atividade sua agenda escolar;
  • Todos os dias o aluno deverá registrar na sua agenda os conteúdos trabalhados por cada professor, bem como as atividades realizadas;
  • A agenda deverá ser assinada diariamente pelo responsável e será vista periodicamente pela Coordenação;
  • Todos os pedidos de dispensa, comunicações aos professores e coordenação, deverão ser feitos por escrito na agenda;
  • Somente serão aceitos pedidos ou comunicados de dispensas feitos através do responsável pelo aluno;
  • Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, notificar a coordenação para que esta entre em contato com os professores para encaminhamento das atividades na agenda ( Apresentar Atestado Médico);
  • Caso haja necessidade do aluno sair cedo para alguma consulta médica ou outra situação, o responsável deva enviar a comunicação a Coordenação pela Agenda, que após confirmação o (a) aluno seja liberado.

2 - HORÁRIOS

Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a organização e bom funcionamento de qualquer instituição ou trabalho.

Os horários devem ser rigorosamente observados para que se possa criar uma cultura de respeito à pontualidade e, consequentemente, às pessoas.

2.1 Fundamental II - 6º ao 9º Ano

Aula

Manhã

Tarde

7h10 - 8h

13h10-14h

8h- 8h50

14h - 14h50

8h50-9h40

14h50-15h40

Intervalo

9h40-9h55

15h40-15h55

9h55-10h45

15h55-16h45

10h45-11h35

16h45-17h35

 2.2 - Ensino Médio e Pré Universitário

Aula

Manhã

7h10 - 8h

8h - 8h50

8h50-9h40

9h40-10h50

Intervalo

10h50-11h05

11h05-11h45

11h45- 12h35

12h35 - 13h45

OBS.: O aluno que chegar atrasado não terá acesso à sala de aula.

Tolerar-se-á atrasos somente 10 minutos. A partir disso o aluno só entrará em sala na segunda aula. E acumulando 3 atrasos o responsável pelo aluno deverá comparecer ao colégio.

2.3- Durante as aulas

      Em horário de aula, os alunos deverão permanecer em suas respectivas salas, evitando transitar pelos corredores, pátios, biblioteca etc.
      Ao ser tocado o 1º sinal para o término do recreio, o aluno deverá dirigir-se à sala de aula e aguardar o professor.
      Após o inicio da aula, o aluno só poderá entrar em sala devidamente autorizado pela coordenação.

2.4 - Saída do Aluno

        Caso haja necessidade de saída do aluno antes do horário, o pai ou responsável deverá comunicar, por escrito na agenda ou por ligação telefônica, à Coordenação Pedagógica.

3 - UNIFORME

O uso do uniforme é fator de segurança, facilita a identificação do aluno e será exigido a partir do 1º dia letivo, para acesso às aulas diárias, aulas extras, aulas em campo e para todas as verificações, inclusive as realizadas aos sábados.


Só será permitido ao aluno permanecer no Colégio se os pais entrarem em contato com a Coordenação antecipadamente com justificativa.

OBS. 1: O aluno que não estiver trajando o uniforme completo não terá acesso á sala de aula.
OBS. 2: O aluno não poderá utilizar, na Escola, apenas alguma(s) peça(s) do uniforme. O Uniforme somente poderá ser utilizado de forma completa.


Nos dias de Educação Física o aluno deverá trazer o uniforme apropriado para trocar, somente, no horário da aula. Não será permitido o uso do uniforme de Educação Física dentro de sala e em dias que não há aulas.


Bonés, lenços em cabeça e chinelos são considerados incompatíveis com o uso do uniforme.


Em horário extraturno, não será permitido ao aluno o acesso à Escola com camisetas cavadas, roupas cortadas arbitrariamente, muito apertadas ou transparentes, decotes exagerados, shorts e trajes curtos.

4- FREQUÊNCIA

Na conformidade da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional( Lei Federal 9.394/96), o aluno só será aprovado se tiver frequentado pelo menos 75% do total de horas letivas. Não há recuperação por faltas.
      

No caso de o aluno faltar a alguma das aulas, por motivo de doença, viagem ou qualquer outro motivo de ordem pessoal, o responsável deverá comunicar-se com a Coordenação. A comunicação, porém, não implicará o abono da falta, nem dispensará o aluno da entrega das tarefas escolares exigidas.


5- LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS

Esses materiais são indispensáveis para o alcance dos objetivos programados para a aula. O aluno deverá apresentá-los sempre que solicitado pelos professores. A falta desses materiais implicará o afastamento do aluno da sala de aula.           

6- TAREFAS DE CASA

A finalidade básica das tarefas de casa é rever e aprofundar o conteúdo explorado, além de formar hábitos de estudo e pesquisa. è obrigatória a realização das tarefas escolares de acordo com as orientações dos professores. No caso de falta à aula, o aluno deverá informa-se da agenda do dia.

OBS.: O aluno pode ligar para a escola no devido contraturno para se informar com a coordenação sobre a agenda ou um responsável comparecer ao colégio.   

 
7- AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Como qualquer disciplina, a Educação Física é componente obrigatório do currículo escolar. Só estará dispensado dessa atividade o aluno que apresentar um atestado médico, indicando o período e motivo de afastamento dessa atividade.
         
      

8- EXCURSÕES - AULAS DE CAMPO

Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, excursões e aulas de campo. Essas atividades contribuem para um maior eficácia e complementação dos estudos.

São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, através do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geométrico e cultural.

OBS.: As excursões e aulas de campo são feitas sem pernoite. O aluno vai e retorna do destino no mesmo dia, de modo que durma em casa. E não estão inclusas no valor na prestação escolar.

       
9- BIBLIOTECA

A biblioteca é de livre acesso a todos os alunos, tanto para estudos, pesquisas e consultas, como para empréstimo de livros.

Livros tomados por empréstimos são de inteira responsabilidade do aluno. Em caso de extravio, será cobrado novo exemplar. 

10- PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Consideramos fundamental a presença de mães e pais na Escola, acompanhando as diversas atividades do dia a dia. Principalmente quando solicitados pela coordenação ou Psicopedagoga.

Porém, a Escola não admite a intervenção de mães e pais a outros alunos que porventura envolva-se em pequenos desentendimentos com seus filhos. A escola tem profissionais capacitados para esse tipo de ação. E também, presença de pais dentro de sala e corredores do colégio.

11- SAÚDE E ACIDENTES

Em caso de problemas de saúde ou acidente, o aluno receberá os primeiros socorros na Escola, sendo o fato comunicado á família imediatamente.
Em situações de urgência, o aluno será encaminhado a médicos ou hospitais, mesmo sem contato prévio com a família. As despensas decorrentes serão de responsabilidade da família.

OBS.: Quando doente a criança não deverá comparecer à Escola.

12- OBJETOS DE VALOR

Consideramos que a Escola não é ambiente para uso, pelos alunos, de joias, relógios caros, tablet, celular e objetos de valor de forma geral.
A escola não se responsabilizará por possíveis perdas ou danos materiais.

OBS.: O aluno que danifica ou perde algum objeto do colega, será o responsável pelo prejuízo ocasionado.
 

13- REDES SOCIAIS

Conforme Clausula 18º do Contrato de Matrícula/2016 - É de inteira e exclusiva responsabilidade no caso de indenização ou questão judicial cometida pelo Aluno ou Responsável legal ou Financeiro, o conteudo inserido ou disponibilizado nas redes sociais; frases de ofensas, fotos, videos, bem como e-mail ou mensagens.


A Escola é isenta por se tratar de instrumentos de propriedade exclusiva de seus idealizadores, posto que  mesma não controla o conteúdo disponibilizado em tais serviços.

14- CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO ESCOLAR

As dependências da Escola como:  banheiros, salas de aulas, corredores, pátios, mesas de jogos, bebedouros, mesas cadeiras da biblioteca; são de uso comunitário.Todos os alunos são responsáveis pela manutenção e sua conservação, qualquer dano ocorrido o responsável pelo mesmo ficará ciente de sua restauração  Quanto às carteiras é de uso individual, o aluno é  responsável pela sua conservação , assim como será responsabilizado pelos danos ocorrido (no caso de corretivo,chicletes, risco de canetas, lápis ou vier a quebra-la.

15- RECREIO

  • Cabe ao aluno usufruir do recreio de modo saudável, sem promover algazarras, bem como colaborar para a limpeza do pátio não jogando sobas de lanches e embalagens no chão, mas utilizando os cestos distribuídos pelo local.
  • No momento do recreio, nenhum aluno poderá permanecer em sala de aula, nos corredores ou dentro dos banheiros.
  • No 2º toque o aluno deverá já está dentro da sala de aula.
  • A duração do recreio será de 20 minutos.
  • O aluno deverá lanchar e ir ao bebedouro e banheiros durante este intervalo.

16- CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO ESCOLAR

As dependências da Escola como:  banheiros, salas de aulas, corredores, pátios, mesas de jogos, bebedouros, mesas e cadeiras da biblioteca; são de uso comunitário.

Todos os alunos são responsáveis pela manutenção e sua conservação, qualquer dano ocorrido o responsável pelo mesmo ficará ciente de sua restauração. Quanto às carteiras é de uso individual, o aluno é  responsável pela sua conservação , assim como será responsabilizado pelos danos ocorrido (no caso de corretivo,chicletes, risco de canetas, lápis ou vier a quebra-la ).

17- CONDUTA EM SALA DE AULA DO ALUNO

Cabe ao Aluno:

  • Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores, com empenho e dedicação.
  • Colaborar com o professor na tarefa de promover a integração, ordem e disciplina na sala de aula.
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações da sala de aula, dos materiais e dos equipamentos da escola.
  • Estudar e fazer tarefas e demais trabalhos solicitados( o não cumprimento deste item acarretará ao aluno a aplicação de advertência ou suspensão).
  • Ser honesto na apresentação das tarefas e outros trabalhos escolares, bem como na realização das provas.
  • Preservar o material existente em sala de aula, inclusive painéis, não riscando, nem retirando nenhum cartaz.
  • Colaborar para que a sala esteja sempre limpa e arrumada.
  • Fazer todos os exercícios e trabalhos passados pelos os professores e entregá-los pontualmente; o não cumprimento das tarefas e trabalhos, ocasionará observações aos pais na agenda escolar e comparecimentos dos mesmos a Coordenação, bem como advertências e / ou suspensões.

17- CONDUTA EM SALA DE AULA DO ALUNO

As normas disciplinares da Escola estão previstas em seu Regimento Escolar, na Agenda do Aluno, nas Circulares e Resoluções de Diretoria, sendo do conhecimento de toda a comunidade escolar. Entre outras proibições, é VEDADO AO ALUNO:

1. Praticar atos considerados atentatórios à decência, á moral e aos bons costumes nas dependências e no entorno da Escola;

2.  Namorar do interior e nas adjacências da Escola;

3.  Ter consigo impressos, gravuras, revistas, DVDs, instrumentos e objetos considerados ofensivos ou contrários à moral, á segurança pessoal ou coletiva, bem como material de propaganda ideológica ou política;

4.  Ocupar-se, durante as aulas, de coisas que não fazem parte desta, utilizar telefone celular, aparelhos portáteis de televisão, som e outros aparelhos similares em sala de aula, bem como alimentar-se e mascar chicletes em horário de aula;

5.   Ausentar-se da sala de aula sem autorização do professor;

6.  Organizar, sem permissão da Direção, coletas, festas, rifas, sorteios    etc., qualquer que seja a finalidade, assim como efetuar qualquer tipo de transação comercial;

7.  Fumar ou distribuir cigarros, ingerir bebida alcoólica no interior e nas adjacências da Escola;

8.   Introduzir, no espaço escolar, pessoas que não façam parte da instituição;

9.  Agredir, incentivar desavenças e ameaçar colegas;

10. Danificar o patrimônio da Escola. Em acontecendo,responsabilizar-se pela indenização e/ou ressarcimento do dano causado;

11.  Afixar cartazes e/ou qualquer tipo de propaganda no interior da Escola sem devida autorização da Coordenação;

12. Denegrir a imagem da Escola e comunidade escolar, sobretudo através da utilização de recursos das tecnologia da informação e da sua divulgação através de Redes Sociais - Internet;

13.  Utilizar a logomarca e o nome da Escola em qualquer atividade ou objeto sem a permissão da Diretoria.

14. Fazer brincadeiras que impliquem agressões corporais.

15.  Comemorar aniversários de colegas com manifestações desagradáveis, tais como rabiscar uniformes. jogar ovos, farinha etc.

16. Atrapalhar ou tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias,batucadas, gritos,vocabulário impróprio. Desenhos, bilhetes e outros

17. Atrapalhar ou tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias,batucadas, gritos,vocabulário impróprio. Desenhos, bilhetes e outros.

18. Fotografar ou filmar, com o celular (ou qualquer outro aparelho) dentro de sala durante as trocas de aulas ou durante os intervalos.

19. Uso do celular dentro de sala.

OBS.: Nos casos de desobediência aos principios e normas da Escola, o aluno poderá ser advertido, suspenso ou será expedida a sua transferência.  

FALTAS GRAVES

São consideradas faltas ou ocorrências disciplinares graves, entre outras:

  • Reincidência na indisciplina;
  • Ingerir bebida alcoólica ou fumar;
  • Brigas;
  • Brincadeiras de mau gosto com conseqüências imprevisíveis;
  • Faltar às aulas propositadamente, ficando nas imediações do Colégio;
  • Desacato a colegas, professores e funcionários;
  • Falsificação de documentos e/ ou assinaturas;
  • Desrespeito à integridade moral;
  • Dano ao patrimônio do colégio;

Saída sem permissão.     

18- SISTEMA DE CONTROLE DISCIPLINAR

             O  Colégio JG, procurará promover o ajustamento dos educando a sua comunidade, tornando-os cientes de seus direitos e deveres.Na repreensão a indisciplina ,o Colégio adotará sempre o emprego de medidas educativas,procurando levar o educando a conscientização de que responsabilizar-se-á pela falta cometida, e as penalidades ocorrerá da seguinte maneira:

  • Advertência verbal,
  • Advertência por escrito
  • Suspensão por três dias,
  • Transferência para outro Estabelecimento de Ensino.

 

DIREITOS DO ALUNO

A escola é um espaço em que se exerce a cidadania e, por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas a fim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos, de fato, a verdadeira comunidade. Direito dos alunos:

  • Fazer perguntas que julgar convenientes para seu melhor esclarecimento, com educação e sem atrapalhar a aula;
  • Ser ouvido em suas reivindicações e sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
  • Utilizar-se da Biblioteca e Laboratórios de Informática com acesso a Internet obedecendo  as normas estabelecidas para este fim;
  • Utilizar-se, sempre que possível, as instalações e dependências do Colégio, na forma e nos horários para isso reservados;
    - Ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, de convicção política, de raça e de cor;
    - Ser orientado em suas dificuldades.
    - Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
    - Receber seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados;
    - Recorrer do resultado das avaliações de desempenho, no prazo máximo de 2 dias após a publicação da nota.

"Tolerar que o aluno viva sem disciplina, deixá-lo que cresça com seus defeitos e permitir-lhe que faça o que lhe apraz não é amá-lo nem respeitá-lo."