Escola e Família: uma relação de vínculos
Boa Leitura

O envolvimento da família com a educação de seus filhos é um fator crucial para seu desenvolvimento emocional e social. A família e a escola devem funcionar como uma equipe (que se complementa, valoriza, e dá suporte), a fim de, manter a estrutura necessária para o crescimento do aluno.

As relações se concretizam por meio do vínculo. Não existe possibilidade de crescimento humano, sem o sentimento de pertença criado pelo vínculo, e o primeiro é o familiar.

Essas relações alargam-se quando a criança descobre outro mundo, outra parte da sua realidade: a comunidade escolar. E a escola é um bom lugar para que se desenvolvam as capacidades cognitivas as habilidades sociais, aspectos que tanto a família quanto a escola reforçam positivamente.

A presença dos pais no acompanhamento educacional reflete uma sensação de segurança nos filhos e a proximidade dos pais com a escola, fortalece o vínculo. Aos poucos a criança vai percebendo que a rotina da escola e de casa não são independentes.

É por isso que nessa relação “família-escola”, cada um tem o seu papel, oferecendo o melhor ao seu educando na busca pelo conhecimento. A boa comunicação consiste em um diálogo harmônico pautado em respeito e colaboração.

Atitudes que favorecem a formação de seus filhos:

• Acompanhe o que seu filho está aprendendo;
  • Troque informações com professores e coordenadores;
  • Elogie cada conquista;
  • Faça-os refletir sobre as áreas que precisam ser melhoradas;
  • Crie um ambiente de estímulo ao estudo.
  • Expresse expectativas positivas em relação ao seu desempenho educacional.

Quando a criança percebe, ao longo de sua formação, bons modelos a serem seguidos, aumentam as chances de sucesso e de autorrealização.

Serviço de Orientação Pedagógica - SOP
Psicóloga Régia Guedes - CRP: 11/10650